Lusitanus Ensemble
MÚSICA DO SÉCULO XXI
16 músicos de excelência, dirigidos pelo Maestro Adelino Mota formam este Ensemble de Música Erudita de primeira linha.
O Lusitanus Ensemble pretende criar o seu espaço na Música de Câmara, através da descoberta de uma nova sonoridade, bem como contribuir para o desenvolvimento de nova música nacional com a encomenda de obras a alguns dos mais prestigiados compositores portugueses.
A sua formação é baseada em instrumentos cujas “escolas” estão implantadas no nosso país e com fortes provas dadas e excelentes resultados: “os sopros”. Estes instrumentos têm tido um importantíssimo papel na Música de Câmara, destacando-se os “Quintetos de Sopros”, os “Quintetos de Metais” e os “Quartetos de Saxofones”.
Neste grupo pretendeu-se fundir estas três formações, com algumas alterações, procurando criar-se um som que “leve” o público a imaginar uma Orquestra de Sopros, estando num ambiente de Música de Câmara.
Deste Ensemble fazem parte músicos com formação superior, alguns com Mestrados e Doutoramentos, nas mais prestigiadas Escolas e/ou Universidades nacionais e estrangeiras.
Tendo o apoio da Direção Geral das Artes, encomendou obras aos prestigiados compositores portugueses: Alexandre Delgado, Anne Victorino d'Almeida, Bernardo Sassetti, Eurico Carrapatoso, Carlos Azevedo, Carlos Marques, Daniel Bernardes e Mariana Vieira.
Gravou recentemente as obras originais e realizará vários concertos com o tema “MÚSICA DO SÉCULO XXI”, que pode ser adquirido pelo site oficial https://lusitanusensemble.net
Dos vários concertos, destacamos a "Temporada de Concertos Antena 2", no Liceu Camões, a 28/Abril/2021, que pode ser revisto em:
https://www.rtp.pt/antena2/videos/lusitanus-ensemble-28-abril-19h00_4692
Programa
Todas as Obras que fazem parte do repertório, foram encomendas e escritas para este Ensemble.
PROGRAMA (Previsto para concertos em 2022) “Música do Século XXI”
Quatro Peças Brilhantes para um Ensemble Lusitano (2005) de Eurico Carrapatoso I - Vivo / tempo de valsa / vivo; II - Concertino / tutti / concertino ; III - Tempo de regtime; IV - Velocíssimo / tempo de valsa / velocíssimo
Fragments (of cinematic illusion) (2005) de Bernardo Sassetti I – Misterioso; II - Obsessivo; III - Lento ; IV – Crepuscular; V – Irreverente
Festim da Suite Lusitanus (2005) de Carlos Marques (Balaú)
Blowing the Hard Way (2005) de Carlos Azevedo
Melopeia (2021) de Alexandre Delgado
Entre dois Actos (2021) de Anne Victorino d'Almeida
Amálgama (2021) de Daniel Bernardes
Color Study (2021) de Mariana Vieira